Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes. Belo Horizonte, Brasil.
2012 _ Criativa Birô
Conceito
Ao acolher o Criativa Birô em Belo Horizonte, a Fundação Clóvis Salgado abre a possibilidade de compartilhamento de um grande número de espaços edificados – cyber café, sala de vídeo, livraria, banheiros, salas de teatro e de exposições -, além de espaços ao ar livre, como o jardim interno e o calçadão junto ao Parque Municipal.
A opção pelo uso de contêineres para abrigar a principal função do Criativa Birô (salas de reuniões e conferências) justifica-se na medida em que estes elementos industriais, deslocados de sua aplicação convencional, são atribuídos de uma noção de modernidade que se aproxima dos preceitos do Criativa Birô. Além disso, trata-se de uma forma positiva de intervenção no conjunto arquitetônico existente, em que os elementos novos não se incorporam mimeticamente ao patrimônio tombado, mas a ele se harmonizam por contraste. Tal escolha se baseia no princípio de reversibilidade, permitido pela mobilidade dos contêineres.
O posicionamento e a composição volumétrica do conjunto de contêineres proposto é cuidadosamente estudada frente à arquitetura existente, para que não sejam obstruídos os fluxos normais dos usuários em direção à área externa, assim como em relação à saída de emergência da Sala Humberto Mauro de cinema.
Os contêineres assumirão, também, uma oportuna função de ocultamento da área técnica justaposta à parede externa da Sala Humberto Mauro.
Introdução
A implantação do Criativa Birô nas instalações do Palácio das Artes ocorrerá por meio da criação de novos espaços e do compartilhamento e ocupação de espaços existentes.
Serão compartilhados o Café, os banheiros públicos e a Sala de Vídeo (sala multiuso) no pavimento inferior do Palácio das Artes. Todos os espaços compartilhados tem acesso universal. Para a plena utilização da Sala de Vídeo, sugerimos a remoção de duas poltronas da primeira fileira, junto à parede, para acomodar uma cadeira de rodas.
Para sua adequação ao uso proposto para o Criativa Birô, o Café deverá oferecer serviço de internet sem fio gratuito (wi-fi). As mesas externas deverão ser deslocadas em função da instalação dos novos espaços do Criativa Birô, sem que haja qualquer alteração de sua quantidade ou modo de uso.
Os banheiros serão reformados conforme o projeto que ora se apresenta, priorizando o ganho de mais unidades sanitárias. Ao mesmo tempo, a reforma permitirá a troca de materiais já bastante desgastados pelo uso. O novo layout trará uma nova percepção da dimensão do espaço, ampliado pela integração aérea dos cômodos masculino e feminino.
Será destinada uma sala existente para acomodar a Sala dos Coordenadores, junto à sala Humberto Mauro, com acesso pela área externa. Para permitir o acesso universal, deverá ser construída uma rampa com declividade máxima de 8.33%.
Para atender às funções de Recepção e 4 Salas de Reunião (integráveis duas-a-duas), propomos a instalação de quatro contêineres pré-fabricados na área externa do piso inferior, próximo à saída do Café em direção ao Parque Municipal, com um pequeno ambiente de acesso. Os contêineres serão encomendados de fábrica em módulos duplos, sem a divisão interna. Serão adotadas divisórias móveis acústicas.
Para recebê-los, o piso existente deverá sofrer adaptações, as quais priorizarão a manutenção do material predominante nesta área – a pedra miracema, sobre radier de fundação. O banco em semi-circulo existente deverá ser removido. Próximo à parede externa da Sala Humberto Mauro, o piso também deverá sofrer adequações, para permitir o livre trânsito junto aos contêineres.
Na parede técnica junto à Sala Humberto Mauro, sugerimos a troca da ante-câmara da saída de emergência por uma única porta acústica de eficiência compatível com o uso da sala e barras anti-pânico para permitir a livre evacuação do espaço.
Materiais
Os contêineres são construídos de chapas de aço com nervuras trapezoidais, com acabamento galvanizado e sem pintura. Sugerimos que sejam adquiridos sem acabamentos internos de piso, paredes e teto para que possam recebê-los conforme o detalhamento específico deste projeto.
A rampa e o piso de acesso serão feitos de chapa de aço carbono corrugada (chapa-xadrez) anti-derrapante, sem pintura e estabilizada contra oxidação, colada sobre base de compensado naval estruturado sobre perfis metálicos. Os pisos internos e rodapés serão feitos com chapa de aço carbono, também colada sobre base de compensado naval estruturado sobre perfis metálicos, estes integrantes do contêiner pré-fabricado. A face posterior ao balcão de recepção será fechada com tela flexível de aço inox da Telas Cavazza, permitindo o acesso do recepcionista e o ocultamento da parede técnica às suas costas.
As paredes dos contêineres deverão receber tratamento térmico com chapas de isopor e acabamento final com painéis de gesso acartonado com pintura Epóxi brilhante. A divisória acústica móvel, presente em cada dupla de contêineres, será da série 5000R – sistema Unidirecional, marca Wall System, com acabamento melamínico.
Para os tetos, são previstos forros acústicos de gesso acartonado perfurado com material fono-absorvente. Sobre os contêineres serão instalados módulos conhecidos como “eco-telhados”, que atuam como suporte leve para o plantio de gramíneas. Este recurso favorecerá a inércia térmica dos ambientes. Deverá ser previsto sistema de irrigação para os eco-telhados.
Para a cobertura do acesso, onde estará o balcão de recepção, será utilizado vidro temperado e laminado com PVB translúcido, encaixilhado com perfis de alumínio apoiados sobre os contêineres.
Nos banheiros, serão utilizados pisos e rodapés de granito preto São Gabriel polido. Paredes e tetos serão revestidos de azulejos brancos brilhantes (15×15) cm. As divisórias sanitárias serão feitas com painéis de alta resistência PERTECH, Basic System na cor grafite e com acabamento matte.
Iluminação
Para iluminação natural, são previstas aberturas nos tetos dos contêineres e nas faces voltadas para o parque. Nestes contêineres mais próximos ao parque estarão as atividades que implicam em tempo de maior permanência dos usuários: sala de coordenadores e show-room.
As faces dos contêineres referentes aos acessos serão fechadas com painéis de vidro temperado com portas de correr, também contribuindo para a iluminação natural.
A iluminação dos contêineres será feita com lâmpadas tubulares de LED, em duas linhas junto ao encontro das paredes maiores com o teto.
Nos banheiros serão utilizados plafons de sobrepor com difusores de acrílico, para lâmpadas fluorescentes compactas.
Ar condicionado
Serão utilizadas 2 unidades do tipo bi-split para o condicionamento do ar dos contêineres. As unidades evaporadoras serão posicionadas acima das portas de acesso, enquanto as unidades condensadoras serão acomodadas junto à parede externa da Sala Humberto Mauro, onde já se estabelece uma área técnica.