2015_Lançamento Jeep Renegade

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fotos: Gabriel Castro

Marina da Glória

As instalações que abrigaram o evento de lançamento do Jeep Renegade na Marina da Glória cobriram uma superfície de mais de 5.000m2, em uma esplanada junto ao mar, de aproximadamente 10.000m2. A implantação do conjunto responde à diversidade de atividades previstas para o evento, em uma “explosão” do programa em vários espaços autônomos e interligados, como em uma microcidade. É estabelecida uma relação bastante sensível entre percursos e lugares de permanência com a paisagem, que foi sempre entendida como o grande atributo do projeto.

Na construção dos espaços, por sua vez, lançamos mão de sistemas estruturais pré-existentes, uma vez que não havia tempo suficiente para a construção de formas mais livres. Destacam-se, nesse sentido, as duas estruturas Arcum que abrigam o lounge receptivo e o restaurante, cada uma com mais de 1000m2 de área coberta e ambas com varandas abertas em direção ao Pão de Açúcar.

Em uma mesma estratégia de projeto que aplicamos a projetos nos campos da cultura e das artes, procuramos identificar os principais argumentos, ou símbolos, que fazem parte do universo da Jeep e do novo produto – o Renegade. Pesquisamos as origens do Renegade e as inspirações que levaram seus designers ao desenho final deste jeep. Identificamos elementos referenciais que foram atribuídos aos principais espaços do projeto.

 

O “7 slot grille” – grade frontal que é o elemento mais emblemático dos veículos Jeep, é representado no lounge receptivo através de um grande painel de LED com imagens em movimento, em 7 módulos ladeados por dois “faróis” backlight.

Os desenhos das curvas de nível presentes nos mapas das trilhas de Moab (Utah, Estados Unidos) são impressos nas luminárias do restaurante, em uma coloração que se assemelha à do papel já gasto pelo tempo.

Por fim, o simbolo “X shaped” presente nos galões de gasoline dos Jeep Willys é utilizado nas projeções do Reveal do Renegade, atribuindo mais uma inspiração do design do carro à arena, com capacidade de receber público de 400 pessoas.

Ilha Fiscal

O projeto para a festa de encerramento do evento de lançamento do Jeep Renegade, na Ilha Fiscal, parte do pressuposto de que o principal já está ali: paisagem e história. Resta-nos criar um abrigo transparente, para a mínima interferência em relação ao castelinho, construído ao final do século XIX, e à vista da baía de Guanabara e ponte Rio-Niterói.

Sob a cobertura, organizamos diversos tipos de mobiliário, que permitem aos convidados se acomodarem em diferentes alturas (desde balcões altos até puffs bem baixos). Os principais elementos construídos – palco e apoio de alimentos e bebidas – foram posicionados nas extremidades do pátio de 1.000m2 configurado pelo edifício histórico, dando a maior liberdade de fluxos possível, e mais uma vez garantindo a vista, pontuada pelos três modelos do Renegade lançados no evento.

 

Um elemento de destaque no projeto é a luminária em “X”, concebida a partir da marca presente nos galões de gasolina do Jeep Willys. Iluminadas com LED na cor laranja, 20 peças “flutuam” sobre os convidados, criando um contraponto contemporâneo às referências históricas e militares da Ilha Fiscal.